Analise de Open Source X Software Livre – Usando o FISL como termômetro!

Tenho ultimamente lido muito de conflitos entre Código Aberto  X Software Livre (  Open Source X Free Software ) por algumas listas de discussões Brasileiras, Blogs, Comunidade e Eventos . Apesar de ser uma discussão de décadas do passado, ao qual particularmente  já considero como compreendida e bem clara, principalmente  para os mais antigos destes movimentos.  Porém a  mesma sempre volta a tona principalmente pelo lado Software Livre com criticas mais duramente o modelo Open Source em alguns casos, com discursos do tipo “escolha seu lado!” Eu compreendo os dois lados e sei que em diversas ocasiões cada um tem sua vantagem em situações distintas. Seja do ponto de vista comercial que sem sombra de dúvidas se consolidou o Open Source seja no Solidário que é o Caso do Software Livre.

Já atuei nos dois modelos , pequenas contribuições com KDE  e Mozilla ( GPL ) e também com alguns Apache Softwares ( OSI ).

Eu sinceramente até acho que o modelo Open Source é mais livre que o modelo Software Livre, só não é mais solidário!

Já ouvi falar muito também sobre o termo FLOSS ( Free Libre Open Source Software )  que é odiado por alguns, mas tenta colocar todos este contexto em uma coisa só! O que acham deste termo ? escrevam nos comentários!

Este ano vou ao FISL , evento tradicional por agrupar o movimento de Software Livre e Open Source na mesma casa , apesar de seu nome ser “Fórum Internacional de Software Livre” o mesmo abriga diversas comunidades, usuários, estudantes, desenvolvedores e empresas que mesmo que não se preocupem muito com este contexto e muitas vezes eles são usuário de Open Source e também de Software Livre. Até mesmos os dois Gurus dos dois modelos estiveram presentes ( conheci Richard Stallman e Eric Raymond pelo FISL pelos anos que passei lá )

Já vi pessoas sugerindo a alteração do evento que neste contexto acharia válido, já que na prática isso acontece a anos.

Fiz uma analise com base nos software que conheço e com base na grade de palestras do FISL15 para tirar a dúvida de quando Open Source ou Free Software o evento é!

Vejam  como esta o Termômetro e Placar  da partida OSIs X GPLs no FISL15 ( fiz apenas do primeiro dia de evento para teste quem quiser fazer geral seria legal 🙂

OSI 7 X 18 GPL

OSI: #######
GPL:##################

Obs. Coloquei no nome do software o link de onde retirei a fonte da licença , fique livres a comentar e corrigir minhas falhas caso existam e outros que não encontrei! 🙂

Software Variações de OSI Variações de GPL Nr.  Palestras sobre o Assunto
Android SO Apache 2.0 3
Android (patches do kernel Linux) GPL v2 3
LibreOffice MPL v2.0 1
GLib,GTK,G* GPL 1
Flat ODF GPL 1
Enio FS Apache v2 1
Blue Green Deploy Apache 1
Firefoz/Mozilla MPL 3
Gluster GPL 1
Joomla GPL v2 1
MariaDB GPL v2 1
GoboLinux GPL 1
Python Python license 1
Sade ? ?
Bootstrap MIT license 1
Debian GPL 1
QT5 ? GPL 1
Expresso 1
Blender GPL 1
Drupal GPL 1
X ? ? 0
X ? ? 0
X ? ? 0
X ? ? 0
X ? ? 0

Software

Sobre Marcio Junior Vieira

Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista de tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM e Camunda BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
Esta entrada foi publicada em Open Source. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *