Arquivos com acento Til ( ~ ) no final do nome – gedit no Linux

Uma situação que sempre notamos nos editores de texto como gedit nos Sistemas Operacionais Linux, no meu caso acontece no Ubuntu, é que após editar um arquivo um novo  arquivo é gerado com o mesmo nome e um acento til ( ~ ) no final de seu nome.

Exemplo:

Ao editar o arquivo SugarPHPMailer.php é gerado um  SugarPHPMailer.php~

Isso acontece pois o editor de texto , no meu caso o gedit , está configurado para gerar um arquivo de backup sempre que salvar seu arquivo texto, isso pode ser algo interessante em alguns casos , mas em nosso caso que trabalhamos já com repositórios de versionamento não há motivo para ficar armazenando este arquivo de backup , pois isso pode ser alterada na configuração do editor de texto esta função.

Vantagens:

  • Caso tenha alterado algo erradamente e queira ver a ultima versão terá um backup da ultima alteração, que em muitos casos pode ser interessante.

Desvantagens:

  • Para quem trabalha com repositório de fontes é um arquivo desnecessário para gerenciar.e usa espaço.
  • Uso de espaço desnecessário em seu HD ou nuvem! imagine que editou um arquivo de 20MG de texto , ele gera mais 20MG.
  • Para quem faz backup regularmente, também é um incomodo pelo espaço desnecessário.

Para alterar esta função abra seu editor de texto gedit e acesse , Editar -> preferências -> Editor | “Criar uma copia de backup dos arquivos antes de salva” e desmarque esta opção.

Com isso não tera mais a geração deste arquivo quando indesejado.

Atenção : os arquivos finalizados com acento  ~ ( til )  estão configurados para ficarem ocultos , por isso este caso pode estar acontecendo em seu caso mas vocẽ nunca notou !

, Editar -> preferências -> Editor | Criar uma copia de backup dos arquivos antes de salva;

Sobre Marcio Junior Vieira

Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista de tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM e Camunda BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
Esta entrada foi publicada em PHP, Ubuntu e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *