Camunda – Um novo Sabor de Sotware Livre para BPM

Recentemente conheci mais um produto Open Source para BPM , além do jBPM, Intalio, Activiti, e Bonita BPM, que se chama o Camunda BPM. Isso foi em um meetup chamado Meetup BPM e ECM organizado pelo consultor e professor Marcos Abreu que aconteceu na PUC-PR em Curitiba.

O Camunda esta sendo desenvolvido por uma equipe alemã,   ele é um fork do activiti e esta com a empresa sediada em Berlim, Alemanha, foi fundada em março de 2008 e atualmente emprega cerca de 30 funcionários em tempo integral.

A Camunda tem apostar sobre o tema da gestão de processos de negócios (BPM) desde o primeiro dia e, entre outras coisas, participou na definição do padrão BPMN 2.0. O livro “Real-Life BPMN”, que foi publicado em 2009, tornou-se uma das publicações de maior sucesso no BPMN e está disponível em Inglês, Espanhol e Alemão.

Após quatro anos de consultoria focada em BPM, em 2012, este grupo decidiu oferecer o  próprio produto de software BPM. O extraordinário sucesso desse fato levou a maioria de da receita a ser gerada por Camunda BPM e  definiu-se como um fornecedor de software.

Na Primavera de 2014 Camunda Inc. foi fundada, com sede em San Francisco, Califórnia. Desde então, tem vindo a desenvolver com sucesso o mercado norte-americano com software de qualidade “Made in Germany”.

Links de Referência

Sobre Marcio Junior Vieira

Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista de tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM e Camunda BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
Esta entrada foi publicada em Open Source e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *