Encontro de Usuários de Pentaho no Paraná

lá, no mês de outubro será realizado o evento FTSL- X FÓRUM DE TECNOLOGIA EM SOFTWARE LIVRE. O Fórum de Tecnologia em Software Livre é um evento anual, realizado em Curitiba/PR, sendo considerado o maior evento gratuito de Software Livre do país, e tem como propósito a disseminação de novas tecnologias baseadas em Software Livre, bem como, a troca de experiências com as comunidades, universidades e empresas públicas e privadas, por meio de palestras, painéis/mesas-redondas e oficinas/minicursos.

Local de realização: Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Av. Sete de Setembro, 3165. Curitiba - Paraná

Dentro do evento a comunidade Pentaho Brasil realizará um encontro com os usuários do estado do Paraná. Gostaria de convidar a todos para participarem do evento, teremos palestras e mini cursos para quem deseja conhecer e aprender a usar a ferramenta. Logo vamos estar divulgando a grade completa com as atividades. O evento será no dia 26 de Outubro de 2018

Se você deseja ser um palestrante ou ministrar um mini curso será muito bem vindo!

Link submissão de palestras

Link inscrição evento

Evento Facebook

Em breve as informações sobre o evento estarão no site: FTSL

Programação do evento

09:00 - 10:00 - Business Intelligence e Dados Abertos  - Rafaela Raganham

10:00 - 11:00  - Convergindo com Data Science, Big Data e Machine Learning - Marcio Junior Vieira

11:00 - 12:00 - Unimed-PR: Modelo de análise de informações aplicado na atenção á saúde - Marcelo Dallagassa

14:00 - 15:00 - Desenvolvendo projetos de BI utilizando framework SD3 - William Trochmann

15:00 - 16:00 -  O poder do Data Warehouse em aplicações de Machine Learning - Rodrigo Nogueira

16:00 - 17:00 - Pentaho Data Mining - Apresentação, Cenários e oportunidades - Marcos Vinicius Fidelis

17:00 - 18:00 - Self-service BI com Pentaho – mais autonomia para seus usuários - Neimar Chagas

Palestrantes

Rafaela Raganham - Especialista em Business Intelligence. Atua pela Ambiente Livre com analises, implantação, instrução e customização de Software Livres tais como Pentaho, Hadoop, LimeSurvey, SugarCRM e GLPI. Formada em Sistemas de Informação pela Unibrasil. MBA Business Intelligence pela Universidade Positivo Instrutora nos treinamentos de Pentaho, Limesurvey e SugarCRM. Palestrante em Eventos nacionais e Internacionais tais como FISL, PentahoDay, Latinoware, FTSL, SFD e SOLISC. Professora Universitária da Universidade Positivo no Curso de MBA em Business Intelligence.

Marcio Junior Vieira - Vivência em desenvolvimento e implantação de sistemas de apoio a decisão empresarial com apoio de Machine Learning, Business Intelligence, Data Science e Big Data. 17 anos de experiência ministrando treinamentos em Software Livre e Open Source para áreas de negócio e técnicos, com metodologia própria, atualmente focado em atividades de cientista de dados. Especializações de Negócio: Big Data, Big Data Analytics, Business Intelligence, Business Analytics, Data Mining,  Enterprise Content Management, BPM, Free Software, Open Source. Especializações em Enterprise Softwares : Pentaho Business Intelligence, Apache Hadoop, Cloudera, HortonWorks,  Apache Spark, Alfresco ECM, Bonita BPM, Activiti BPM. Especialização em Armazenamento de dados e/ou Banco de Dados: Apache HBase, Apache Cassandra, MongoDB,  PostgreSQL, MySQL, MariaDB. Linguagens de Programação de Domínio: Java J2EE, PHP, Python, C#, JavaScript, Frameworks e  Bibliotecas e APIs: Ajax, JQuery, PyMongo.

Marcelo Dallagassa - Engenheiro pela UFPR, Mestre pela PUCPR e Doutorando no Programa de Tecnologia em Saúde pela PUCPR. Especialista na UNIMED PARANÁ, coordenação projetos Data Warehouse, Modelo Análise Gerencial, Inteligência Artificial, Data Mining, Georreferenciamento, Modelo de Regulação Cognitiva, entre outros. Também é professor de Pós-Graduação nas disciplinas Banco de Dados, Data Warehouse e Data Mining na FAE, PUCPR, Universidade POSITIVO e FESP

William Trochmann - Profissional com mais de quinze anos de experiência na área de TI. Possui grande vivência em ambientes de desenvolvimento de projetos onde já atuou como programador, analista de sistemas, administrador/desenvolvedor de banco de dados e analista de business Intelligence. Entusiasta de atividades nas áreas de: banco de dados, performance tuning, sql, nosql, newsql, business intelligence, big data, data mining e metodologias para desenvolvimento de projetos.

Rodrigo Nogueira - Formado em Engenharia de Software pela UEPG, pós graduado como Especialista em Desenvolvimento Web e Dispositivo Móveis. Mestre em Ciência da Computação, enfase em banco de dados e inteligência artificial,  pela UFSCAR. Autor da Revista SQL Magazine. Tem experiencia na área de desenvolvimento Web, Banco de Dados, Big Data, atuou em projetos nacionais e internacionais, palestrante na área de banco de dados e Big Data. Atualmente à frente do setor de banco de dados e Big Data da TROW Technologies. Rodrigo é professor dos cursos Técnico em Informática, Tecnólogo em Sistemas para Internet, Bacharelado em Sistemas de Informação e Pós Graduação em Gestão de Negócios, bem como atua como pesquisador pelo Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú

Marcos Vinicius Fidelis - É professor da UTFPR na graduação desde 1996, e Analista de Informática da UEPG desde 1991. Graduado em Processamento de Dados pela UEPG, Especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Orientado à Objetos pela UEPG, Especialista em Desenvolvimento de Sistemas Computacionais pela PUC-PR. Pesquisador e usuário do WEKA (atual Pentaho Data Mining) desde 1999, cursou Data Mining with Weka em 2013 e More Data Mining with Weka em 2014, promovidos pela University of Waikato. Entusiasta de Software Livre e Código Aberto desde 2007. Na UEPG é Coordenador de Projetos na Área de Gestão Acadêmica, e em 2009 implantou os Frameworks Grails e JasperReports utilizados no Sistema de Gestão Acadêmica. Na UTFPR, entre outros softwares, adota o PostgreSQL e Pentaho. Participou como palestrante nos seguintes eventos de Software Livre: FISL, Flisol, FTSL, Latinoware e PentahoDay.

Neimar Chagas - Mais de 8 anos de experiencia em projetos de Business Intelligence atuando como consultor e professor. Especialista em Integração de Dados e Data Warehouse (DW), com adoção de tecnologias de Big Data e Data Science. Professor no MBA de Business Intelligence da Unicesumar. Mais de 15 anos de experiência em Implantação e desenvolvimento de Projetos na área de TI atuando com softwares de gestão e BI. Experiência em melhorias de processo de software com a adoção de melhores práticas como SCRUM, CMMi e PMBOK. Graduação em Informática pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduação em Gestão Estratégica da TI na FGV. CSPO - Certified Scrum Product Owner (Scrum Alliance).

palestrantes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>