SOLAP é a abreviação de Spatial Online Analytical Processing ou simplesmente Spatial OLAP.
“O Espacial OLAP pode ser definido como uma plataforma visual construída especialmente para suportar de forma rápida e fácil, análises de espaço-temporal e de exploração de dados na sequência de uma abordagem multidimensional composto de níveis de agregação disponíveis em monitores de cartográficas, bem como em displays tabulares e diagrama.” Bédard, 1997.
Poderiamos simplificar dizendo que são as funções da tecnologia OLAP mesclada com a análise de dados geográficos / cartográficos.
Para ser um sistema ter as características SOLAP não e apenas apresentar dados em mapas , vai muito além disso, deve haver a interatividade de navegação, apresentar dados não-geométricas espaciais, dimensões geométricas espaciais e as dimensões espaciais mistas, conforme pode ser visualizado abaixo.
Atualmente temos uma solução open source para SOLAP, que é o GeoMondrian ( uma adaptação do Mondrian OLAP para SOLAP ), que apesar de ter muitas alterações para área espacial ainda não implementa todos os requisitos dimensionais do SOLAP.
Relacionado ao assunto ainda temos o GeoKettle que pode ajudar e muito na sua carga de um datawarehouse espacial.
Saiba mais sobre o assunto:
SOLAP – http://www.spatialbi.org/
GeoMondrian – http://www.spatialytics.org/projects/geomondrian/
GeoKettle – http://www.spatialytics.org/projects/geokettle/