Livro sobre GLPI em Português!

Abaixo segue anuncio do Autor com todas as informações e até como foi desenvolvido o Livro com base total em Software Livre!

É com imenso prazer que anuncio que, neste último sábado (20/09/2014), liberei a publicação do livro “Central de Serviços com Software Livre: Estruturando uma Central de Serviços com o GLPI”. Este livro é resultado de mais de 1 1/2 de trabalho e foi produzido de forma inteiramente independente. O conteúdo aborda a estruturação de uma central de serviços em TIC do início ao fim embasada em processos da ITIL v.3, ISO/IEC20000 e utiliza-se da ferramenta GLPI para orquestrar a implantação. Uma nota em especial é de que o livro foi totalmente escrito utilizando-se de software livre: Libreoffice, Debian, Ubuntu, Gimp, Inkscape e Gnome DIA. Abaixo, coloco o link do Clube de Autores, site onde publiquei o livro e o prefácio, que foi escrito por um dos mestres em Service Desk no Brasil (Roberto el Cohen). Grande abraço a todos e estou a disposição para qualquer dúvida, crítica ou sugestão. No site, é possível ter acesso a uma amostra do livro e do índice para análise completa do conteúdo abordado. https://clubedeautores.com.br/book/173360–Central_de_Servicos_com_Software_Livre#.VCABQPldWVM *Prefácio*: Halexsandro não escreve para os grandes bancos e indústrias que contam com dezenas de funcionários de TI (o que não significa que não possam aprender com ele). Escreve para 95% da massa de empresas brasileiras formadas por quatro a dez pessoas em sua área de TI. Seu estilo de escrita permite manter uma conversa direto com o leitor, o que cria um nível de intimidade e aproximação muito bom. Nessa obra ele atalha caminhos e tempos, oferecendo um manual bê-á-bá (todos apreciamos ler sobre a teoria, mas na hora de apresentar resultados, a experiência prática dos outros agiliza o trajeto e incrementa nossa produtividade) de como instrumentalizar o departamento de suporte para obter o máximo de proveito da tecnologia disponível. Ensina a montar um Service Desk de cabo a rabo reunindo as peças do software GLPI como um Lego: desde os passos da instalação do software, suas configurações até detalhes complexos como criação do portfólio de serviços, a administração da base de conhecimento e outros detalhes como a integração com LDAP. Para quem deseja acelerar o amadurecimento de seu setor de atendimento, ler o texto será feito o empuxe da decolagem de um jato: segure-se, por que estará além do que espera em poucas horas de leitura.

— — Atenciosamente, *Halexsandro de Freitas Sales*

Sobre Marcio Junior Vieira

Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista de tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM e Camunda BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
Esta entrada foi publicada em Open Source. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *