Rentabilização com Open Source e GPL – Pentaho

E comum recebermos questionamentos e dúvidas de como ser remunerado como open source e software livre , recentemente recebi de um cliente algumas perguntas que resolvi esclarecer por aqui para ajudar demais interessados nos assunto. Vejam as perguntas sobre a Ferramenta Pentaho Community Edition que tem licença GPL :

Sou de uma software house. Minha principal questão é quanto a direitos de colocar esta ferramenta em meus clientes e como eu poderia cobrar por isto.
Pelo que me lembro do curso eu não posso vender a ferramenta, somente os serviços prestados em cima dela correto?

A ferramenta pode ser comercializada sem problema algum a qualquer valor, porém você terá de entregar a ferramenta e todo o seu fonte ao seu cliente, e ele passa a ser também dono do ambiente. O que fazemos geralmente é dar a ferramenta pentaho a nosso cliente e vender uma solução de BI que roda com Pentaho e vendemos a solução de negocio e não a ferramenta de BI.

Pode rentabilizar com:

– Contrato de Suporte e Manutenção
– Caso alocado em seu Ambiente ( SaaS ) Contrato de Uso. ( este formato tem sido muito comum em diversas Software Houses )
– Consultoria , Implantação e Customização.

No caso nós teríamos que pagar algo para alguém como licença e depois cobraríamos isto dos nossos clientes?

– Caso queira embutir o Pentaho em uma aplicação e vende-la integrada como produto de partileira a recomendação e utilizar o Pentaho Enterprise que tem licença Apache e Permite a sua revenda e adicionar suas policitas sobre ela , porem terá de considerar este custo de licanciamento em seu produto.

Sobre Marcio Junior Vieira

Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista de tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM e Camunda BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
Esta entrada foi publicada em Open Source, Pentaho. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *