Vida longa ao OpenJDK

OpenJDKMe deparei com uma situação que não vinha acompanhando a algum tempo quando fui realizar a instalação de um suite de BI Open Source ( Pentaho ) na versão 11.10 do Ubuntu.

Os Pacotes sun-java na sua maioria foram retirados dos repositórios da Distribuição , erro ou culpa do Ubuntu ? de forma alguma! Culpa da Oracle!.

A Oracle alterou as licenças dos pacotes e itens referêntes a distribuição de sua linha de aplicativos Java ( JVM , JDK, etc ) proibindo as distribuições Linux de terem o Java nos seus repositórios, dificultando em muito a instalação do Java, agora chamado Oracle Java.

Sempre gostei das politicas da Sun Microsystem e a sua condução com o Java, assim como o seu envolvimento com a Comunidade Mundial Open Source, mais agora com a Oracle já tivemos casos recentes de insatisfação da comunidade com suas politicas, a criação do Projeto LibreOffice ( fork do OpenOffice ) foi devido a estas práticas! agora com a distribuição do Java e logo em breve teremos surpresas com o MySQL.

Espero que com este fato , de alguma forma acelere os projetos de máquinas virtuais livres como o OpenJDK ( http://openjdk.java.net/ ) ou mesmo o projeto da GNU ( http://gcc.gnu.org/java/ ) que venho acompanhando sua evolução desde sua criação , ainda exietem itens que devem ser corrigidos pois o OpenJDK ainda não implementa 100% do especificação Java atual, outro porém é que o projeto também era vinculado a SUN, e agora a Oracle, um fork totalmente independente talvez seria uma opção, mais desconheço as relações atuais do OpenJDK e a Oracle.

Pois bem! Vida longa ao OpenJDK! , mais uma vez uma grande companhia atrapalha a evolução da tecnologia Java, e as comunidades open sources mundiais com seus desenvolvedores anônimos garantem a sua manutenção e evolução.

Referências:
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=31&t=539#p4062

http://openjdk.java.net/

Sobre Marcio Junior Vieira

Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista de tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM e Camunda BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
Esta entrada foi publicada em Open Source, Pentaho, Ubuntu. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 respostas para Vida longa ao OpenJDK

  1. Pingback: Pentaho Data Integration 4.3 sem Driver MySQL | Marcio Junior Vieira – Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *