Analise de Soluções open source de WMS

Fiz uma analise rápida de opções de software de Warehouse Management System (WMS ) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém nas linhas Open Source ou Free Software. Encontrei alguns mas nenhum especifico para WMS com maturidade de tecnologia e com comunidade ativa.

As opções que encontrei foram :

OdooOpenERP ) – o openERP mudou recentemente de nomenclature para Odoo, ele tem um modulo de gerenciamento de Estoque mas não tem todas as funcionalidades de um  WMS, tem excelente controle de rastreabilidade mas não encontrei o funcionalidades de endereçamento automático.

A grande vantagens deste é que o projeto esta em plena atividade mundial.

Slide sobre o Modulo WMS Odoo – http://pt.slideshare.net/openobject/the-future-of-openerp-warehouse-management-system-future-improvements-quentin-de-paoli-josse-colpaert-openerp

Uma visão comercial do Odoo WMS https://www.odoo.com/page/warehouse

OpenWMS – é uma solução simples de WMS , tem alguns módulos de gestão e controle , verifiquei que não tem comunidade ativa , o fórum tem mensagens de 2 anos atrás e a ultima versão do sourceforge.net  é de 4 anos anteriores. Além disso usa como camada de FrontEnd tecnologias proprietárias da Adobe (Adobe Flex ) , Na camada de backend usa Java com Spring que é um excelente framework MVC

Site: http://openwms.org

No decorrer que encontrar informações vou adicionara este post , mas com base na analise ainda não tenho uma solução que atenda a 100% das funcionalidades de um WMS que seja Livre!

As funcionalidades mínimas que busco são estas:

  • Agendamento de recebimento (Através de informações, mostra em qual horário e local uma operação deverá ser executada, realizando o cálculo de recursos e tempo para aquela operação)
  • Recebimento ( Nessa etapa, todos os volumes são conferidos, caso haja qualquer inconsistência, ficará registrado em sistema)
  • Endereçamento ( Uma vez conferido, o sistema calcula os espaços disponíveis e emite automaticamente etiquetas de código de barras, que serão colocadas nos volumes a serem armazenados)
  • Armazenamento ( Após endereçamento, o sistema indica quais equipamentos serão necessários para realizar a operação e orienta através de endereços físicos disponíveis dentro do depósito ou centro de distribuição)
  • Separação ( A cada ordem de separação, o sistema indica onde está o item solicitado, indicando os equipamentos necessários para a operação e orientando em qual endereço o produto deverá ser retirado. A conferência do endereço ocorre através da leitura do código de barras fixado na estrutura, e do produto, na caixa ou volume do produto solicitado, antes do item ser levado para a área de expedição.)
  • Expedição (Na expedição, os itens separados são conferidos uma última vez, e colocados dentro de uma área de confinamento, para embarque ao destino final. Na entrega de cada pedido, o sistema envia uma mensagem SMS através de equipamentos de dotados de tecnologia 3G informado que o item foi entregue.)
  • Abastecimento de linhas de produção ( O abastecimento de linhas de produção tem como finalidade evitar que uma linha de produção deixe de funcionar por falta de um determinado item necessário. No momento da programação da linha de montagem, o sistema calcula automaticamente a quantidade de itens necessários e informa caso alguns deles seja insuficiente. O abastecimento automático de linhas de produção evita que haja interrupções não programadas, reduzindo custos e aumentando a produtividade.)

Sobre Marcio Junior Vieira

Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista de tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM e Camunda BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
Esta entrada foi publicada em Open Source e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *