Dell e Ubuntu – Um passo curto, mais importante!

Recetemente efetuei a compra de um notebook Dell com Ubuntu, e fiz uma avaliação sobre todo o trâmite e produto recebido.

A Dell, já algum tempo, está comercializando computadores Dell com o sistema operacional Linux ( Ubuntu ), apesar da feliz iniciativa da empresa, ainda há muito a evoluir, detalhes básicos ainda não são atendidos pela empresa.

algum das situações que pude observar:

  • A empresa ainda faz venda casada de computadores e sistema operacional, não e possível personalizar a compra , sabemos que o PROCON solicita que a maquina seja entregue em perfeito funcionamento SO+Equipamento, mais a empresa deveria atender de forma diferenciada seus clientes ( usuários domésticos ou corporativos )
  • Todos computadores com Linux comercializados com Ubuntu tem configuração medianas ou baixas, não e possível comprar a linha top dos seus produtos ( XPS ) para uso pessoal e com performance para entretenimento e trabalho
  • Os vendedores são mal preparados para a comercialização pois dos 4 que conversei 3 falaram que o sistema operacional Windows vinha de forma gratuita na compra, tentando ludibriar seus clientes para efetivação da venda, sendo que na N.F. enviada pela Dell e bem clara com destaque do custo do sistema operacional.
  • Para usuários Linux, possível pedir reembolso do sistema operacional e diversos outros programas inúteis que vem na compra da maioria dos modelos, como o Windows ( o mais caro deles) e Anti-Virus e até Adobe Reader é cobrado na N.F., porém o trâmite e cansativo e requer esforço e muita reclamação pelo SAC.
  • A máquina vendida com Ubuntu vem com a versão 10.10
  • O teclado lamentavelmente vem com um botão ( veja foto ) com a logotipo do Windows, está foi uma das piores falhas que encontrei no produto, total desatenção ou descaso dos lideres de produtos da Dell.
  • Enfim descrevi o que acredito que deva melhorar , por isso digo que a Dell deu um passo curto mais importante , pequenos detalhes devem ser atendidos, acredito que a Dell esta se preocupando somente com custo , e já deveria ter acordado para que o fator custo não é o mais importante quando temos uma infinidade de produtos no mercado , quando mais especialista o produto melhor a satisfação de seus clientes, o mercado Linux a tempo não é bem atendido pelas fabricantes de laptops, espero que este passo dado pela Dell melhore cada vez mais.

    Sobre Marcio Junior Vieira

    Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista de tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM e Camunda BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
    Esta entrada foi publicada em Open Source. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

    1 respostas para Dell e Ubuntu – Um passo curto, mais importante!

    1. NAYARA disse:

      MUITO INTERESSANTE SABER DISSO

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *