Tecnologia XUL – Interfaces do Pentaho User Console no Mozilla

A alguns dias atrás um aluno me abordou sobre a tecnologia usada no Pentaho User Console para algumas definições de layout dos menus. A muito tempo eu já não implementava ou estudava a tecnologia XUL. Desde minhas criações de extensões para o Mozilla Firefox 1.0.

XUL é a sigla para XML User Interface Language.

Disponibilizei em 2004 um material sobre este assunto. A leitura de que escrevi em minha pós-graduação de software livre na UFPR, é uma das poucas literaturas em português.

Todo o conhecimento de XUL pode ser aplicado para na personalização de layouts no Pentaho User Console, desde que seja utilizado pelo usuário um browsers que suporte está tecnologia! Antes que me perguntem já aviso: o IE não tem suporte a XUL, como digo aos meus conhecidos e alunos “A Microsoft ainda está trabalhando para que o IE tenha suporte completo a Internet ( W3C ) mais ainda não terminou o produto, porém a versão Beta está liberada já a alguns anos para uso (beta IE4 até beta IE9 )”

Sobre o XUL, todo o material pode ser acessado na página do projeto XULWAREHOUSE, que foi uma das primeiras contribuições da Ambiente Livre Tecnologia a comunidade Mozilla Brasil ( http://www.ambientelivre.com.br/xulwarehouse/ ). Atenção para visualizar os exemplos acesse com Firefox/Mozilla

O simples projeto de divulgação do XUL foi lançado em 2004 teve mais de 100.000 acessos na sua longa história, mesmo sem nenhuma atualização

Dois anos após a Pentaho lançaria a Suite Pentaho de Business Intelligence!

Sobre Marcio Junior Vieira

Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista de tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM e Camunda BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
Esta entrada foi publicada em Pentaho e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *