Otimizando o uso do SSD de Ultrabook com Ubuntu

Depois de me bater um pouco pensando e estudando como seria melhor organizar meu particionamento em um Ultrabook Samsung 5Series li esta post que me ajudou bastante http://www.childsplay.mobi/blog/?p=83

São poucos artigos que encontrei com qualidade , e mesmo este tem alguns detalhes caso queira instalar o Ubuntu 64Bits que foi meu caso ,

Dicas :

– o /boot deve ficar no disco rígido ( sda ) e não pode ser instalado no ssd , não descobri exatamente o motivo mais vi diversos relatos que não funcionava e pos isso montei minhas partiçoes da seguinte maneira

/dev/sdb1        24GB   /  ( coloquei todo o   / no disco ssd )

como tinha apenas 24GB no SSD e uso muito para atividades de desenvolvimento o meu /var e meu /opt criei estes diretórios em partições isoladas.

/dev/sda8         40G   /home   ( uso pouco o meu home adiciono quase tudo em /srv compartilhando )
/dev/sda1       81G   /opt   ( aqui adiciono minhas aplicações )
/dev/sda7       10GB /boot ( aqui foi o grande detalhe se deixar o /boot no SSD não funciona , pelo menos eu não sei como fazer rsrs)
/dev/sda9       280GB /srv ( aqui ficam todos meus arquivos simulando um servidor )
/dev/sda6        49GB /var ( aqui estão meus databases e aplicações PHP )

Nos demais itens segui conforme o artigo citado, o meu tempo de boot não ficou em 3 segundos , mais em uns 15 o que já achei ótimo, acredito que esta diferença seja pelo motivo de eu ter deixado o boot no HD não SSD.

Outro detalhe que o artigo comenta é sobre desativar na bios o U/EFI para  CMOS, mais se fizer isso tenha certeza que não vai fazer dual boot , no meu caso não uso windows então a maquina ficou 100% para Ubuntu, se quiser rodar os dois no mesmo equipamento não poderia desativar esta opção.

Quem tiver alguma dica pode comentar aqui….

Abraços

Sobre Marcio Junior Vieira

Atualmente atua como Cientista de Dados da Ambiente Livre. Evangelista te tecnologias Open Source e Free Software desde 1999. Data Scientist, Data Engineer e Big Data Expert. Certified Pentaho Solutions Consultant. Alfresco ECM & Activiti BPM Expert. Scala, Java, PHP, Python and JavaScript Programmer.
Esta entrada foi publicada em Ubuntu. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

32 respostas a Otimizando o uso do SSD de Ultrabook com Ubuntu

  1. Newton Ramos Garcia disse:

    Seu post resolveu o problema que eu estava tendo com meu ultrabook samsung.
    Bastou colocar o /boot no HD ao inves de colocar no SSD. E o drive SSD , que aparece como “Not installed” na bios … agora esta montado e funcionando como o / no linux.

    Pensei que pelo fato do SSD nao aparecer na bios eu estaria tendo um problema mais serio

    Valeu

  2. Pedro Miranda disse:

    Caramba, nada haver! façam apenas o seguinte:

    “/” → SSD (sem Swap)
    “/home” → HD

    Só isso, apenas isso basta, super simples e não terá que impor limites de espaço desnecessários ao sistema. Também evita de por gigas demais numa partiação que NUNCA vai usar todo esse espaço. O melhor de tudo, isso pode ser feito no momento da instalação, sem qualquer necessidade de se aventurar no fstab. Não se preocupem, mesmo sendo de 16, 20, 22, 24, 25 ou 32 o seu SSD, já há nele espaço suficiente pra todos os seus programas e o sistema operacional. Desde que não usem Swap, ela se faz desnecessária. Aos que não entenderem, o diretório “/home” ficando sozinho no HD, fará com que todos os 500GB sejam destinados apenas às pastas dos usuários. ESPERO QUE TENHAM APRENDIDO O USO CORRETO DOS DISCOS DE UM ULTRABOOK! RSRS

    • Pedro , a especificação de espaços diferentes para as demais partições se faz valida neste caso , pois só no diretório /var tenho tamanho superior ( 40 GB ) ao tamanho total do espaço do SSD ( 24GB )…. para uma instalação para usuário desktop mais caseira sua recomendação é valida mas não e o caso que quis demonstrar, o que falou pode ser realizado mas isso pode ser encontrado em qualquer blog mais simplista . A sua instalação limita a instalação de aplicativos a 24GB. Espero que tenha compreendido.!

  3. Pedro Miranda disse:

    Sei não viu, o Ubuntu está instalado no PC da minha irmã, e o HD dela tem apenas 40GB, atualmente está com 12GB livres, ela tem lá uma imensidão de músicas em sua coleção de Rock, além de vídeos e fotos. Se tiver facebook, dê uma olhada e por favor leia tudo inclusive os comentários… Se quiser mandar convite, é sempre bom! rsrs

    https://www.facebook.com/jpmnr7/posts/413078395454740

  4. Pedro Miranda disse:

    Sua pasta “/var” deve estar cheia de pacotes baixados pelo apt, por meio de terminal, software center ou synaptic. você pode e deve limpá-la assim:

    sudo apt-get clean

    prepare-se para ver estes 40GB sumindo como gás!

  5. Pedro Miranda disse:

    Então devo dizer que, ou você instala um SSD de 250GB, ou então use o atual apenas para: boot, etc, usr e tmp (rsrs). Considere seu SSD de 24GB, como um bônus da Samsung! Venda-o à um usuário comum. \o/

    Mas falando sério, aqui entre nós, não existe a menor necessidade de se utilizar tantas partições. Seria mais inteligente não usar o SSD, aí a maioria dessas pastas compartilhariam cada setor livre do disco. Eu acho né! Mas enfim, já podemos encerrar a prosa. Realmente fui desatento ao seu relato, não prestei muita atenção. Agora penso que um SSD deste tamanho não tenha utilidade para um PC com este destino. Seu tamanho não compensa o uso. Por causa de sua presença desnecessária, você teve de “picar” o HD todo. É interessante você usá-lo apenas como /home e /tmp. Mas refazer todo este praseiroso e demorado processo, é algo fora de cogitação né kkkk bom dia! o/

    • Aderbal Nunes disse:

      Veio, não sei se é o caso, o note dele pode ter um mSATA de 24Gb ou 1 HD Hibrido, você está dizendo para ele trocar o HD dele? Sabe quanto custa um SSD (ou mSATA) de 256Gb? A maneira como ele contornou a necessidade de espaço foi muito válida, embora tenha limitado espaço para o sistema, ele conseguiu para a finalidade dele, trabalhar =D

  6. Eduardo Almeida disse:

    Boa noite,

    Márcio aproveitando a oportunidade, pretendo adquirir um Ultrabook:

    Samsung Série 5 NP530U3C Intel Core i7-3517U 1.9 GHz 4096 MB 500 GB

    Gostaria de saber se o seguinte:

    1) É possível instalar o Ubuntu 13.04 nele?

    2) Outra coisa: o compiz com seus efeitos ficam redondo. Ou seja: o Ubuntu reconhece a placa de vídeo para utilização do compiz ou não?

    Digo isso porque tenho um Asus K45VM com placa Nvdia GT630M de 2GB que não consegui instalar nenhum driver nela. Sendo assim fico com esse belo hardware subutilizado. Inclusive esse é um dos motivos que vou me desfazer desse notebook!

    Tem como me responder essa questão?

    Obrigado!

    • Sim temos um com o Ubuntu 13 rodando perfeitamente , não sou muito conhecedor de Interfaces Graficas ( Unity / Compiz , gnome etc ) instalei o Ubuntu default e esta funcionando, temos 2 ultrabooks samsung iguais um rodando 12.10 e outro 13.04 e não identifiquei nenhum problema com a UI. o Ubuntu 12 64Bits tem um pequeno bug com relação a placa de video e as vezes fica emitindo logs de Erro aleatoriamente.

  7. Vinicius disse:

    Pretendo comprar um ultrabook com hd híbrido, mas não quero tirar o win8. Tem algum problema (ou dificuldade) em deixar o win8 e o linux juntos no ssd?

    • Olá Vinicius , não sou muito conhecedor de wins, mas acredito que uma limitação sera o espaço do SSD ( no meu caso eram apenas 24GB ) o Linux ocupa em torno de 10 para o SO se deixar apenas o boot pode usar bem menos , mais win sinceramente não tenho ideia de tamanho necessários de SDD.

      Grato

  8. Glauco Junior disse:

    Marcio,

    Primeiramente parabéns pelo ótimo post, tenho um Samsung Série 5 NP530U3C e estou pesquisando bem antes de trocar o SO dele, gostaria de saber como está se comportando o Ubuntu nesse ultrabook, vi que você comentou a questão do boot não ter ficado tão rápido quanto o win8 (~5seg) mas além disso você notou algum outro problema, como falta de algum driver ou perda de alguma função (li em alguns lugares que a hibernação não funciona corretamente). Enfim qualquer informação extra será muito útil.
    Obrigado.

    Abraço

    • Olá Glauco, um de meus colegas fez a mesma instalação e o boot esta entre 3 a 4 segundos, não sei exatamente o que ele mudou mas pelo que ele disse ele jogou todo SO para o SSD ( 24GB) ! minha hibernação funciona perfeitamente! Apenas no Ubuntu 12 temos um pequeno problema NVidiaXLinux que fica emitindo alguns alertas mas não e característica deste notebook e sim do SO. No Ubuntu 13 acho que isso não deve acontecer mais….

      Abraços!

  9. Glauco Junior disse:

    Marcio,

    Instalei o Ubuntu 13 seguindo o seu tutorial e do site recomendado, mas quando reinicio o computador e escolho o Ubuntu na tela do grub aparece “Kernel Panic”, tentei instalar com as configurações automáticas do instalador também mas deu o mesmo erro, acho que pode ser algo na criaçao das partições (preciso marcar como primárias ou lógicas?) Poderia me ajudar por favor? Abraço

  10. Glauco disse:

    Marcio,

    Fiz o indicado mas o erro persiste,o erro que aparece é o seguinte:
    “Kernel Panic – not syncing: No init found. Try passing init = option to Kernel.”
    Se você tiver ideia do que posso fazer, agradeço muitopois estou quase desistindo e reinstalando o Windows.
    Abraço

  11. Glauco Junior disse:

    Marcio,

    Consegui resolver, baixei o Ubuntu 13.10 e recriei o pendrive de boot, instalei seguindo o tutorial e deu certo. Acho que o problema era na imagem do 13.04 que baixei. Muito obrigado pela ajuda. Abraço

  12. Marlon Eij disse:

    Olá Marcio, tudo bem?

    estou pensando em comprar esse ultrabook:
    Lenovo IdeaPad S400U Intel Core i5-3317U 1.7 GHz 4096 MB 500 GB

    vc sabe me dizer se consigo instalar o linux nele adotando os mesmos procedimentos que adotou?

    obrigado, marlon

  13. Olá Márcio, tudo bem?

    Parabéns pelo post… Também sou usuário Linux (Ubuntu). Comprei um ultrabook da DELL, que vem por padrão o Windows 8 e estou pensando seriamente retirar devido a grandes problemas de compatibilidade.

    Gostaria de instalar o Ubuntu 13.10 com dual boot com Windows 8, mas não sei como faço para deixar somente o Windows 8 no SSD e instalar o Ubuntu numa partição de 100 GB do HD de 500. Cliquei no link disponibilizado acima, porém está indisponível!

    Tem algum outro post que recomenda? Como disse, são poucos que são de qualidade!

    Sem mais, agradeço a atenção.

  14. Carlos André disse:

    Boa noite meus caros.

    Estou pensando em pegar o SAMSUNG ATIV Book 5 530U3C-KD1. Consigo instalar o Ubuntu 13.10 nele? Parece que ele é a mesma coisa em termos de hardware do modelo NP530U3C.

    Obrigado pela atenção e ótimo tutorial.

  15. Carlos André disse:

    Bom dia pessoal.

    Aproveitando o assunto, como havia comentado que compraria, realmente acabei comprando meu Ativ Book 5 NP530U3C-AD2BR, mas fiquei na dúvida se instalo o Ubuntu 13.10 ou o Debian 7, não sei se o Debian tem suporte ao UEFI e ao boot seguro.
    Alguém conseguiu instalar o Debian nesses Ultrabooks?

  16. Olá Carlos , não testei com Debian, algumas veses o debian demora um pouco para atualizar seus pacotes então coisas mas recentes são menos comuns , mas a base do Ubuntu é debian! sugiro testar e ler sobre não sei opnar!

  17. Carlos André disse:

    Bom dia pessoal.

    Acabei comprando o Ativ Book 5 NP530U3C KD2BR com i5 2537M. Gostei do equipamento e de cara tentei instalar o Linux nele, fiz o procedimento de desativar o boot seguro e o UEFI, mudei a sequência de ordem do boot para iniciar pelo pendrive, mas na hora de iniciar a máquina deu um bip desligou e ligou novamente aparecendo uma mensagem pedindo para teclar F4 e restaurar o Windows já que as tentativas de boot falharam. Cheguei a fazer a restauração e nada depois setei as configurações padrão daí á máquina iniciou normalmente o Windows.
    Confesso que foi meio tenso, mas ainda bem que não danificou o equipamento conforme relatado por muitos usuários.

    Será que faltou alterar algo? Porque todos que tentaram instalar desativando o boot seguro e o UEFI conseguiram arrancar pelo pendrive.
    Alguém tem idéia do que pode ter acontecido?

  18. Anderson Neves disse:

    Parabéns pelo post. Ajudou bastante a configuração.

  19. Rafael disse:

    Não estou usando Ubuntu nem outra distribuição linux em meu ultrabook, um da lg com SSD de 32 GB e HD de 300 GB. Também procurei por artigos na net falando sobre instalação de linux de forma otimizada, como é com o windows 8, pelo menos durante o boot (algo em torno de 5,6 segundos). Mas infelizmente não encontrei. O que pude encontrar foi artigos falando sobre o UEFI e o sistema de particionamento GPT. O UEFI deve estar ativado na BIOS e ao dar boot com o sistema para instalação, ele deve ter suporte ao boot UEFI para ser reconhecido durante o boot. O que otimiza bastante o tempo de boot do sistema. Nesse caso, foi com o windows, mas creio afetar o ubuntu/linux da mesma forma porque é independente de sistema, a não ser que o linux não tenha suporte, o que acho difícil de acontecer.
    Quando eu estava utilizando dualboot, ubuntu 13.04 e windows 8 segui esse tutorial: https://help.ubuntu.com/community/UEFI
    para instalar o ubuntu no modo uefi. Mas não vi muita diferença de desempenho durante o boot para o ubuntu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *